Gildiberto Mendonça de Oliveira

Possui graduação em Química (Bacharelado (1999-2002) e Licenciatura (2002-2005)), mestrado (2002-2004) e doutorado (2004-2008) em Química Analítica pela UFSCar. Atualmente é professor de Química na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, estando vinculado como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de banhos de eletrodeposição de metais e ligas metálicas com uso de técnicas eletroanalíticas (voltametria, cronoamperometria, cronopotenciometria), espectrofométricas (absorção molecular no ultravioleta-visível e absorção atômica com chama) e de análise de morfológia, de composição química e estrutura física de filme por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de dispersão de raios-X (EDX) e espectroscospia de difração de raios-X, respectivamente. No Programa de Mestrado do PPGCAS tem desenvolvido pesquisas com eletrodos de pasta de carbono modificados com eletrodepósitos metálicos, para o desenvolvimento de métodos quantitativos para análise de fármacos e outros analitos.

Linhas de Pesquisa:

1) Estudo Eletroquímico do Efeito de Aditivos nos Processos de Eletrodeposição de Metais e Ligas Metálicas

2) Modificação de superfícies de pó de grafite por eletrodeposição para o desenvolvimento de eletrodo de pasta de carbono

Publicações:

Células solares: uma abordagem experimental no ensino de estrutura atômica e ligações químicas. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 66-79, 2017.

Electrodeposition of Gold Films from a Glycerol Solution on Carbon Paste Electrode and the Effect of Chemical and Electrochemical Parameters of Electrodeposition on the Electrode Performance in Potassium Ferrocyanide Solution. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v. 28, p. 49-57, 2017.

Copper-tin electrodeposition from an acid solution containing EDTA added. Surface & Coatings Technology, v. 240, p. 14-22, 2014.

Silver-copper electrodeposition from ammonium hydroxide solution: influence of EDTA and HEDTA. Journal of Applied Electrochemistry, v. 39, p. 1217-1227, 2009.

Silver zinc electrodeposition from a thiourea solution with added EDTA or HEDTA. Electrochimica Acta, v. 54, p. 2155-2163, 2009.