Normas de submissão para os Anais da Semana da Química e Workshop da Pós-Graduação em Química

Anais da Semana da Química e Workshop da Pós-Graduação em Química

NORMAS PARA SUBMISSÃO

A comissão científica da Semana da Química & Workshop da Pós-Graduação receberá submissões de trabalhos científicos para apresentação durante o evento. Para garantir a uniformidade e a qualidade das contribuições, solicitamos aos autores que sigam as seguintes normas:

ESTRUTURA

- Título: O título do trabalho deve ser apresentado em letras garrafais, fonte Arial 11, centralizado no topo da página, digitados em espaço simples.

- Autores: Os nomes completos dos autores devem ser listados abaixo do título, separados por ponto e vírgula, com fonte Arial 9, centralizado, digitados em espaço simples.

- Indicação de Filiação ou Cargo: É necessário indicar a filiação institucional dos autores, incluindo universidade, curso, programa de pós-graduação, ou cargo em empresa. Esta informação deve ser colocada abaixo dos nomes dos autores, em fonte Arial 9, centralizado, digitados em espaço simples.

- Email: Um dos autores deve ser designado como autor-correspondente e deve informar o seu endereço de e-mail para correspondência eletrônica.

- Corpo do texto: Deve conter no máximo 500 palavras, utilizando fonte Arial 11 e justificado, digitados em espaço simples. O texto deve apresentar de forma clara e concisa os objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho científico.

- Palavras-chave: As palavras-chave (no mínimo três) que representam os principais temas abordados no trabalho devem ser listadas após o texto, separadas por ponto e vírgula. Utilize fonte Arial 11 e justificado, digitados em espaço simples.

- Categoria do Trabalho: É necessário indicar a categoria do trabalho, que pode ser uma das seguintes opções: pesquisa na graduação, pesquisa na pós-graduação, pesquisa sênior, projeto de ensino, monitoria ou extensão. Esta informação deve ser incluída ao final do texto. Utilize fonte Arial 11 e justificado, digitados em espaço simples.

- Template (modelo): Um modelo para formatação dos trabalhos sempre estará disponível no início do período de abertura de inscrições do evento.

OBSERVAÇÕES

Idioma: Os artigos deverão estar escritos em português ou inglês.

Periodicidade: Os Anais da Semana da Química & Workshop da Pós-Graduação são publicados de forma anual, compreendendo um único volume por ano.

Prazo de submissão: Os trabalhos submetidos devem ser enviados dentro do prazo estipulado pela coordenação do evento. Esta medida visa assegurar uma adequada organização e revisão dos materiais, bem como garantir a inclusão dos trabalhos aceitos na publicação nos Anais da Semana da Química & Workshop da Pós-Graduação.

Trabalhos de Revisão: Os Anais da Semana da Química & Workshop da Pós-Graduação aceitam a submissão de artigos originais especiais, como revisões (História da Química, p. ex.).

Ilustrações: Até duas (2) figuras por manuscrito são permitidas, numeradas conforme a ordem de aparição no texto. Todas as explicações devem constar nas legendas. Caso sejam reproduções de fontes já publicadas, é necessário indicar essa condição na legenda e providenciar uma carta de permissão do detentor dos direitos. Fotos devem preservar a identidade do paciente, com tarjas adequadas nos olhos. Microfotografias devem conter escalas internas e setas contrastantes. Os arquivos das figuras devem ser em jpg ou tif, com resolução mínima de 100 dpi.

Tabela: Uma (1) tabela poderá ser adicionada, sendo numerada com algarismo numérico, indicação no texto e descrição da legenda na parte superior.

Referências: Para resumos simples, não é necessário incluir referências bibliográficas. No entanto, para resumos expandidos, é imprescindível seguir as normas vigentes mais recentes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Abreviaturas: Abreviaturas deverão ser evitadas, entretanto, as oficiais poderão ser utilizadas. A primeira menção deverá ser completa, seguida da abreviatura. Gírias e expressões pouco comuns não deverão ser usadas. Moléculas com nome comum deverão ser mencionadas também pela nomenclatura oficial IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry).

Financiamento: Se o trabalho for financiado por instituição de pesquisa ou comercial, o nome da instituição deve ser mencionado. Os autores não devem possuir interesse financeiro direto ou indireto associado com a publicação do artigo. Se houver fonte de recursos extra-institucional, especialmente aquelas fornecidas por empresas/companhias comerciais, é necessário indicar. Qualquer conflito de interesses, principalmente acordo financeiro com empresas/companhias cujos produtos são citados no trabalho, deve ser claramente revelado quando o trabalho for submetido para revisão. Se aceito, esta informação será publicada no artigo final.

ANÁLISE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Todos os manuscritos enviados serão submetidos a revisão da comissão científica. Normalmente, cada manuscrito é avaliado de forma anônima por pelo menos 2 revisores. Se o coordenador(a) receber revisões conflitantes, o artigo é enviado a 1 revisor adicional antes da decisão final do coordenador(a) da comissão científica.

ORGANIZAÇÃO

Professora Karla da Silva Malaquias

Email: ksmalaquias@ufj.edu.br

Universidade Federal de Jataí