Weby shortcut

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:31.

A Química é uma ciência que se fundamenta em experimentos laboratoriais o que possibilita o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa e trabalho em laboratório já no primeiro semestre de curso. Grande parte das disciplinas que compõem o curso de Química, contam com práticas e experimentos laboratoriais que possibilitam uma expressiva interação com a parte teórica ministrada.

O Curso de Química da UFG Jataí oferece dois graus acadêmicos distintos de formação: Licenciatura e Bacharelado. Tanto na Licenciatura como no Bacharelado, estuda-se a natureza e a estrutura da matéria, bem como suas propriedades e transformações.

A modalidade de licenciatura visa preparar um profissional que ministre aulas de Química no nível básico de ensino, tanto teórica como práticas, além de capacitá-lo para projetar e desenvolver laboratórios escolares necessários às aulas experimentais de química. Para isto, o licenciando terá contato com conteúdos das áreas de Bioquímica, Físico-Química, Química Ambiental, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Matemática e Física, além de conteúdos específicos da área de Educação, que possibilitem a formação de um professor que seja pesquisador de sua prática de ensino e com os saberes pedagógicos mínimos para que exerça com ética, conhecimento e autonomia sua profissão e que possa, se desejar, seguir com seus estudos em nível de pós-graduação.

O bacharelado, por sua vez, visa formar um profissional preparado para dirigir, desenvolver e responder tecnicamente por laboratórios de análises químicas, físico-químicas e bromatológicas de controle de qualidade em diversos tipos de indústrias, além de estar apto a desenvolver pesquisa científica em nível de mestrado e doutorado em Química e áreas afins. Para isto, o bacharelando terá contato com conteúdos das áreas de Bioquímica, Físico-Química, Química Ambiental, Química Analítica, Química Inorgânica, Química dos Materias, Química Orgânica, Matemática e Física, além de áreas específicas que exploram modernas técnicas instrumentais de análise em química, entre outras que possibilitarão a formação de um bacharel gabaritado e preparado para o mercado de trabalho e suas constantes mudanças.

Duração: 8 semestres

Turno:
Predominantemente noturno (licenciatura) e Integral (bacharelado)

Número de vagas:
45 (licenciatura) e 40 (bacharelado)

Listar Todas Voltar